styling and interior design lesson#1

48122_465481510184275_1867843631_n.jpg
Casadécor-2009-03.jpg
COLOURlovers.com-spring_wedding.png
interior-design-2013.jpg
pale-pink-cream-green-bouquet-roses.jpg
chanel-resort-2013-collection.jpg

estar em londres nesta altura é um privilégio. 

gosto da cidade iluminada. da chuva - e eu sou pouco menina de tempo chato... do estilo. da agitação. da movida. do lifestyle - embora os dias terminem cedo e os meus passem literalmente a correr. mas gosto do toque ocidental e europeu que me falta no dubai. da componente artística. da possibilidade de percorrer a cidade a pé e descobrir sempre algo novo, giro, diferente, interessante.

gosto da arte 'respirável' e de que poucos residentes - já conheci centenas de britânicos e estou ciente do que digo - tiram, realmente, partido.

londres ainda é a nova iorque da europa. defini-la por comparação sempre foi mais fácil.

estar nesta altura na cidade e integrar um dos cursos que sempre tive em mente é quase um sonho tornado realidade e certamente um objetivo cumprido - mais uma meta alcançada. e ainda tenho tantas!

à parte de toda a felicidade, excitment, 'beber da sabedoria alheia' e tudo o mais que estou a sentir e a viver, em termos práticos o primeiro dia de aulas foi fantástico e já muito produtivo.

a professora é Tara Larkin, stylist que se iniciou na profissão em colaborações com revistas de moda e deco, e atualmente se divide entre particulares, exposições e/ou exibições, hóteis, lojas, ... um leque variado de clientes.

a primeira aula foi dedicada à definição do nosso próprio estilo e das tendências de estilo atuais e futuras, tanto em moda como em deco. as duas estão profundamente relacionadas.

aprendemos a pensar e a definir os elementos essenciais de um style board - o concept do projeto que nos permitirá evoluir para a criação propriamente dita: escolha de produtos, materiais, padrões, por aí.

a minha turma é composta por pessoas que vão desde os 18 aos aproximadamente 50 anos de idade. a mais nova é uma rapariga da indonésia e a mais velha uma parisiense que detém uma guest house em paris e 'sempre fez um bocadinho de tudo', explicou. Mas há estudantes de arquitetura, interior designers, project and brand managers. e eu: jornalista, freelance em escrita e comunicação, aeromoça, apaixonada por moda e design e com milhares de ideias e muita vontade de aprender mais sobre este caminho - que será o meu. há também uma curadora belga que é dançarina de burlesco. 'o meu segundo eu', foi com uma simplicidade meio envorgonhada que definiu este hobbie/profissão.

os projetos que teremos em mãos nos próximos dias são simples de explicar, mas complexos na sua composição. haverá uma sessão fotográfica em estúdio com elementos decorativos baseados num estilo seleccionado por nós (escolhi o versailles style). e haverá a apresentação de um projeto final. neste caso, preferi a remodelação de um apartamento de uma mulher de 34 anos, em St. Albans, Hertfordshire, com um budget específico, o pedido de não alterar a cozinha (só um pequeno toque de modernidade) e um gosto particular por art deco - mas não uma exigência de estilo.

assim de repente, estou a pensar aproveitar a geometria cristalina dos elementos art deco para criar uns padrões giros com cores soft ou light blue e mint - ainda a decidir. na verdade, apetece-me uma coisa ousada numa mistura de art deco com feminine edge e versailles style (estilos tendência atualmente). tenho (quase) a certeza que conseguirei jogar com isto. mas veremos.   

preciso de mais imagens, vivências e outras fontes inspirativas para perceber melhor o caminho. londres é boa nisso. 

i'll keep you posted! :)

Inês *

nota: as imagens são de um artigo que escrevi para a Chocolate sobre a tendência marie antoinette (ver Press. Features), blog ana antunes, coleção resort 2013 Chanel e outras pesquisas internautas. vão integrar o board versailles style e servirão de inspiração à sessão fotográfica. sobre o apartamento falo depois.