jans. o novo projeto de Isilda Pelicano #design

Isilda Pelicano inaugurou esta semana no Bairro Alto a primeira loja do projeto JANS cuja sede e berço se situa na Herdade das Jans, localizada no Norte Alentejano, na Barca d’Amieira. 

um projeto 100% português dedicado à criação de produtos inovadores em cortiça, cerâmica e feltro de design contemporâneo, que preserva e envoca as artes ancestrais portuguesas. e que conta com a parceria do IADE e do Museu do Bordado e do Barro de Nisa.  

a designer conta-nos tudo. 

 

Lisboncover:  qual o conceito da marca JANS?

Isilda: JANS é a marca que identifica e concretiza o projeto JANS concept,  que pretende ser o traduzir de uma paixão pelas 'coisas' e pelas artes da natureza - um sonho e paixão de longa data -, para criar produtos tradicionais gourmet, têxteis, em cortiça e cerâmica; objetos únicos de design contemporâneo, que captam a essência do Norte Alentejano. A marca aposta no design, na qualidade e na inovação, inspirando-se na ligação à terra, no trabalho realizado por sucessivas gerações de artesãos. 

L: três palavras que definam a marca. 

Isilda: CRIATIVIDADE para uma constante REINVENÇÃO das técnicas artesanais. Os objectivos que perseguimos são simples: RECONHECIMENTO da marca, VALORIZAÇÃO da região e da comunidade local e EXPANSÃO da marca além fronteiras enquanto símbolo do design feito em Portugal.

L: a JANS vai trabalhar em paralelo com o IADE e o Museu do Bordado e do Barro de Nisa. o que é que se pretende com esta parceria?

Isilda: Este novo projeto JANS concept abrange várias vertentes. Uma delas, o JANS studio contemporay craft,  é a vertente do projeto vocacionado para a criação de peças têxteis, em cerâmica e em cortiça, de design contemporâneo com raiz artesanal. Como forma de aproximação entre a comunidade local e jovens designers, foram estabelecidos protocolos com o IADE- Creative University e o Museu do Bordado e do Barro de Nisa que, sob a minha direção criativa,  visam o estabelecimento de um diálogo criativo entre as artesãs locais, uma escola de referência na área do Design e o Museu enquanto símbolo de um saber ancestral, nomeadamente da técnica da Arte Aplicada, sendo ainda uma mais-valia na implementação de ateliers de formação e criação dedicados à área têxtil como forma de desenvolvimento de novas abordagens das artes ancestrais. 

L: qual a importância da 'portugalidade' nas vossas criações?

Isilda: Se nos queremos afirmar neste mundo e mercado global, no nosso entendimento, a 'portugalidade' em abstrato e por si só não é um factor que possa ou deva ser valorizado. O que as pessoas procuram são peças, marcas com identidade, com história e vida própria, que as distinga das demais e aí entra o seu ADN, o design, a base da inspiração - que são as técnicas artesanais da região -, e a criatividade para reinventar essa base, levando à criação de peças únicas. Para nós é mais importante que, atingido o objectivo atrás referido, depois o destinatário venha a constatar que a peça é criada e feita em Portugal e esse facto é que vai afirmando a 'portugalidade', através da qualidade da manufatura e da excelência do design.

L: a base do projeto está no Alentejo e agora chega a Lisboa, com a abertura de uma concept store. Qual a relação entre as regiões?

Isilda: O berço deste projeto situa-se na Herdade das Jans, localizada no Norte Alentejano, na Barca d’Amieira, na margem esquerda do Rio Tejo. Aqui nasceu a marca (cujo nome se inspira numa lenda da região - a Lenda das JANS), mas o nosso objectivo é levar os nossos produtos tão longe quanto possível. Um primeiro passo foi a abertura do espaço JANS concept no Bairro Alto e é a partir daí que as nossas peças partem por esse mundo fora. É uma zona turística por excelência e mais de 90% das nossas vendas são para o estrangeiro e em quatro meses de existência temos orgulho em dizer que temos peças já nos cinco continentes, ou seja, o nosso design, o saber e arte dos artesãos e artistas convidados e que connosco trabalham, a nossa marca, o nosso 'made in Portugal' estão a ser espalhados pelo mundo a partir, agora, da Rua da Rosa.

Lisboncover: o que levou a Isilda, designer de moda há mais de 20 anos, a abraçar este novo projeto?

Isilda: Na roda infernal que é a apresentação de coleções de seis em seis meses, sob a marca ISILDA PELICANO, continuo a achar apaixonante esse ritmo e esse desafio constante, mas a moda para mim é mais do que isso e este novo projeto, que vai funcionar em paralelo, pretende mostrar que enquanto designer de moda tenho obrigação de dar o meu contributo para que artes ancestrais possam e devam ser renovadas e modernizadas para que não se percam.

click on to start the gallery!

 

por Isilda Pelicano.

obrigada!

 

JANS concept
Rua da Rosa, 212, 1200-390 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 213 460 406 Email: info@jansconcept.pt
Horário: Dias úteis e Sábados das 11h00 às 20h00