healthy holiday survival guide

okay, o natal está aí e vai ser uma desgraceira para todas.

não vai não. 

as minhas dicas para contrariarem a força da gravidade - que aos 30 começa a complicar-nos a vida (e muito), não é? 

1. Do not overdoing it. ou seja, não exagerem. como? uma boa ideia será terem a noção da sequência de pratos que vão passar pela mesa na noite da consoada (e quem diz noite da consoada diz almoço do dia de Natal), para assim dosearem as quantidades. 

2. Do not go hungry. nada de chegar à mesa de estômago vazio, género 'não comi nada o dia inteiro para poder devorar o jantar - e a mesa por acréscimo'. é o pior erro. no meu caso é verdade que evito almoçar no dia da véspera de natal (noite da consoada) e substituo o almoço por um pequeno almoço saudável e reforçado que é normalmente seguido de uma sopa. a meio da tarde entrego-me a frutas.

3. Avoid anything but wine and/or water. nada de bebidas brancas ou licores e quando possível água para acompanhar as refeições - vai poupar-vos umas gramas valentes! bebam mais do que comem: no final da refeição optem por um chá que vai evitar que acorram à mesa dos doces com tanta frequência, believe me.

4.  Be careful with the appetizers! há entradas que são pequenas bombas calóricas que se soubéssemos quantificá-las automaticamente comprometeríamos a refeição seguinte. petisquem, mas não se estiquem! considerem o prato principal como a vossa refeição e não o contrário. afinal, bacalhau cozido com 'coves' é do mais saudável possível. e muito saboroso: ora experimentem juntar-lhe um ovo e grão cozido com cebola picada!

5. Enjoy the conversation between family & friends. se se focarem na partilha de estórias e experiências ao invés de na comida, vão distrair a atenção sensorial e naturalmente criar um compasso de espera que vos permite gerir mentalmente as necessidades, género 'já comi duas fatias de bolo rei, preciso mesmo comer a terceira?'.

(não escrevi em lado nenhum para não comerem sobremesas, acho mesmo que devem comê-las, mas façam esta gestão que vos escrevi em cima)

6. Workout before and after. não há outro jeito. é assim mesmo: praticar desporto no dia da véspera de natal e no dia de natal, se possível. alternativamente nos dias seguintes com uma intensidade e frequência maior para ajudar o organismo a repor-se dos excessos. e, até, para se sentirem mais saudáveis e menos cansados (o boom calórico deixa-nos normalmente moles e é preciso lutar contra essa letargia).  

fotografia (2).JPG

 

posto isto, enjoy your holidays !

(estão quase) :-)