com José Avillez #MyEverydayLife

José Avillez dispensa apresentações. é o chef português por excelência - pela oportunidade vs. desafio de transpor Portugal além fronteiras. e é sempre grande quem o faz bem como ele.

a conquista e conversão de espaços citadino-emblemáticos em locais de entretenimento gastronómico, é disso resultado. e provavelmente recompensa.

depois do (Teatro) S. Carlos, chegou ao (Teatro) S. Luiz, com a inauguração do Mini Bar; que apresenta uma ementa cheia de pinta para #foodlovers e #citylovers.

José Avillez em #MyEverydayLife descreve-nos o dia a dia na vida de um dos mais requisitados chefs portugueses. curiosos? :-)

 

07:00a.m 

Acordo (ou, possivelmente, os meus filhos já me acordaram.). Brinco com os meus filhos, verifico rapidamente os emails que chegaram durante a noite e consulto a agenda.

08:00a.m

Saio de casa. O Chiado é particularmente bonito de manhã. Atravesso o Largo de São Carlos e tomo o pequeno-almoço na Pastelaria Bénard: um sumo de laranja e um croissant (só às vezes!). Gosto da localização, do ambiente e especialmente da Bénard.  

08.30a.m

Entro no Belcanto. Aproveito os 30 minutos antes da equipa começar a chegar para pensar, fazer o balanço do dia anterior, reorganizar prioridades e planear o dia. É a única altura em que consigo estar sozinho. Durante o dia estou rodeado de dezenas de pessoas. Se juntar os telefonemas que recebo, diariamente falo com mais de cem pessoas. Estou sempre a mil, não páro. Gosto de estar a par de tudo e de estar envolvido em tudo. Não tenho o dom da omnipresença, mas dava jeito. 

9:00a.m

A equipa do Belcanto começa a chegar. Respondo às várias perguntas que me fazem. O telefone começa a tocar e não pára (mesmo) o dia todo. Recebo telefonemas da equipa, de imprensa, de chefs portugueses, de chefs estrangeiros, de fornecedores… e, claro está, da família.

10:00a.m

Reunião com a equipa do Belcanto: revemos o dia anterior e planeamos o dia. Tenho um grande orgulho nas equipas que trabalham comigo. Reconheço o esforço e a dedicação de cada um. Partilhamos a mesma paixão e temos um único objectivo: servir cada vez melhor quem se senta à nossa mesa. 

10:30a.m

Passo pelo Café Lisboa, pelo Cantinho do Avillez e pela Pizzaria Lisboa e falo com as equipas. Elogio o que tem de ser elogiado, corrijo o que tem de ser corrigido e estabelecemos metas. Vou ao escritório e trato de alguns assuntos relacionados com a gestão da empresa.

12:00p.m

Almoço rapidamente no Belcanto (quando consigo). Às 12:30 começamos a servir os almoços. O Belcanto enche e não temos mãos a medir. Quando o serviço acalma um pouco, vou à sala. Gosto muito de conhecer e de falar com os clientes; são a razão de todo o nosso esforço e trabalho. 

3:30p.m

O serviço de almoço terminou. Segue-se uma reunião interna com as diversas áreas da empresa. Estamos a crescer a ritmo acelerado! Acabámos de abrir mais um restaurante: o Mini Bar, no Teatro São Luiz.  

05:00p.m

Recebo um jornalista no Mini Bar. É um orgulho dar a conhecer este novo projeto. Dou a provar alguns pratos e preparo outros para as fotos. O meu entusiasmo é quase infantil... A abertura de um novo espaço é o concretizar de mais um sonho. Sou viciado nesta adrenalina!

06:00p.m

O Mini Bar abre às 6:30. Reúno-me com a equipa, vejo no que posso ajudar e dou algumas orientações. Confio no trabalho e na dedicação de todos, mas as primeiras semanas não são fáceis...

08:00p.m

Janto rapidamente no Belcanto e preparamo-nos para servir os jantares. O Belcanto volta a encher e o ritmo de trabalho é muito acelerado. Não há conversas; estamos todos concentrados. A cozinha parece ter uma música própria que nos guia a todos de forma ritmada. É engraçado quando páro para observar. 

00:00a.m

Saio do Belcanto e passo pelos outros restaurantes para saber como correu o jantar. Chego a casa uma hora depois. Nem sempre é fácil a gestão casa-trabalho, mas quando estou em casa com os meus filhos procuro estar a 100%. Vejo-os todas as manhãs e o Domingo é reservado à família. Quando conseguir organizar-me quero poder dedicar-lhes uma hora, todos os dias, para estarmos juntos quando regressam da escola. Neste momento, ainda não consigo fazê-lo, mas é uma meta a cumprir no futuro próximo.  

 

por José Avillez.

obrigada!

algumas imagens...

Mini Bar @teatro s.luiz

Mini Bar @teatro s.luiz

cornetto temaki de tártaro de atum by josé avillez

cornetto temaki de tártaro de atum by josé avillez

iogurte de framboesas by josé avillez

iogurte de framboesas by josé avillez

margarita de maçã verde e hortelã by josé avillez

margarita de maçã verde e hortelã by josé avillez

Mini Bar @teatro s.luiz

Mini Bar @teatro s.luiz

Mini Bar @ Teatro S. Luiz

R. António Maria Cardoso, Lisboa

Tel: (+351) 213 257 640

 

Inês *