Sport Lisboa e Benfica Museum #travelLisbon

exterior

'Lisboa e Benfica''

alguns troféus

a rivalidade entre clubes nem sempre foi uma constante - inicialmente, apoiavam-se

o simulador (elevatório)

ainda o simulador

a presença feminina no clube e a vinculação de personalidades de outras áreas ao desporto

homenagem ao escritor José Saramago

excertos de outros autores sobre o clube

as portas que representam a inauguração do museu, em Julho de 2013

a tshirt de Fehér rasgada pelos paramédicos. outros pertences de jogadores

o penalti virtual

the #tshirthing for the transition period #bestchoiceever

more than a sport museum, this is a city - its History and its people stories - museum!

 

é este o mote de um espaço que reflete a paixão e a dedicação de um clube com fama inicialmente assente no ciclismo - só mais tarde no futebol -, e onde o papel (activo) da mulher foi sempre constante, com a existência da vertente feminina em praticamente todas as modalidades do clube. de destacar: Maria Madalena Canha (Voleibol), Sandra Neves (Natação), Manuela Simões (Atletismo), Edite Cruz (Patinagem), Leonor Cadillon (Ténis de Mesa). no Benfica, o desporto feminino foi sempre forte e competitivo. 

o clube conseguiu congregar em si e influenciar inúmeras personalidades de diversas áreas culturais e artísticas, e essa relação Histórica-citadina está bem patente no museu. essa é, aliás, uma preocupação constante mas sobretudo visível no 'Caminho do Tempo', que estabelece a comparação entre os acontecimentos no Benfica e os acontecimentos históricos na cidade e no país ao longo dos anos (desde a formação do clube, em 1904). a integração de peças de outros museus da cidade neste museu reflete precisamente o mesmo esforço - e interesse - na relação histórica. 

o museu do Benfica é um museu totalmente interativo, dinâmico, moderno, com a inovação gira de uma app que permite seguir o percurso expositivo através do telemóvel. e a preocupação social relativamente a deficientes motores: há cadeiras de rodas disponíveis para visitantes e toda a info é disponibilizada em linguagem gestual. 

de destacar: o simulador de um golo sentido no estádio (para quem nunca vivenciou 'a coisa') e o filme (piso 2) sobre o Benfica; o pénalti virtual (que tive a oportunidade de experimentar) e o emocionante holograma de Eusébio

simplesmente brilhante - muito além do expectável.

image credits @catarinabaptista

obrigada à equipa do Museu do Benfica pelo convite e pela forma simpática com que nos recebeu neste espaço tão português. sobre eles e o seu trabalho, há novidades a caminho!

sobre o museu, há mais info disponível aqui

a Catarina, finalista do curso de fotografia na ÉTIC e responsável por esta mini foto-reportagem, entretanto já criou uma página para a divulgação do seu trabalho. podem visitá-la aqui.

se eventualmente estão a planear viajar para Lisboa para passar pelo museu ou desfrutar de um fim de semana prolongado na cidade, e ainda não sabem onde ficar, proponho-vos que encontrem o vosso alojamento - o melhor hotel ao melhor preço - aqui

big post for a huge purpose ! #travelLisbon