white teeth - how to #beauty

credits @catarinabaptista

fui ao dentista ontem - tento ir a cada seis meses porque me preocupo mesmo em mantê-los limpinhos e tão brancos quanto possível; se há paranóia que tenho é com os dentes!

correu tudo bem, fui fazer aquela limpeza e destartarização habitual (têm feito?), o médico era simpático, a consulta foi rápida, ter um implante é sempre tema de conversa (é verdade, tenho um; aliás, a minha boca constitui já todo um investimento tendo em conta as cirurgias a que foi submetida por causa do aparelho!), ter realizado um branqueamento há pouco tempo no Dubai (porque tinha um ótimo seguro, o custo era acessível e encontrei lá uma médica portuguesa fantástica) é outro tema sempre abordado...

enfim. saí de lá satisfeita por em 30 anos de vida nunca ter arranjado um dente - uma pessoa sente-se sempre bem com estas coisas, verdade?

assim sendo, achei que talvez fosse interessante partilhar convosco algumas das coisas que fui aprendendo - faço sempre milhares de perguntas no consultório - ao longo da minha vida em dentistas no que toca, claro, a dentes. 

a minha preocupação é e foi sempre como mantê-los saudáveis e brancos.

no meu caso fazer um branqueamento foi uma mariquice. nunca tive os dentes amarelos, mas houve uma altura em que me excedia no café e senti que queria devolver-lhes uma tonalidade mais simpática - a pressão 'aérea' também ajudou na decisão. estava no Dubai, era fácil e acessível, por que não?

também é verdade que sempre tive imenso cuidado com os dentes - a minha mãe tinha um problema nas gengivas e era seguida por um especialista, coisa que a obrigava a cuidados extra e a visitas regulares; acho que isto ajudou.

depois do branqueamento, ao fio dental e ao massajar suavemente com a escova (não tem de ser elétrica), evitando bochechar com elixir (mancha os dentes), passei a ter ainda mais atenção a: 

for happy teeth avoid...

  • berries
  • red sauce
  • sports drinks & COCA COLA!
  • antibiotics & antihistamines
  • hard candies & chocolate (deste vício ainda não me consegui livrar)
  • lemonade
  • wine

todos estes alimentos e/ou produtos têm uma pigmentação forte ou um nível de acidez de tal forma elevado que contribuem para a descoloração natural dos dentes.

a regra é (via a dentista portuguesa no Dubai): pensar em tudo o que mancharia uma tshirt branca. se mancha a tshirt, também mancha os dentes.

evitar não é solução (quem é que consegue deixar de beber café?), mas reduzir o consumo e bochechar com água ou lavar os dentes e visitar o dentista regularmente para limpeza é a chave ;-)

happy teeth for you too!!