stay healthy #1 by Miguel Brito

get fit

comecemos com uma questão muito simples: o que queremos para a nossa saúde?
nenhum de nós gosta de estar doente, de perder dias na cama, em casa, ou até no hospital, mas até que ponto é que realmente nos prevenimos contra isso?
a prática de exercício físico é um dos melhores meios de combate no que diz respeito à prevenção da doença e preservação da saúde, ajudando, por exemplo, no abrandar do processo de envelhecimento; é uma ‘bomba’ energética para o corpo!  GANHAMOS VIDA

atualmente pode custar inscrevermo-nos num ginásio por razões relacionadas com o custo, a falta de tempo, falta de motivação e até algum receio relativamente ao espaço. sobre essas razões falarei num próximo post... no entanto, isto não pode, nem deve, impedir-nos de cuidar do nosso bem estar. o acompanhamento profissional é sempre uma mais valia, até para que nos sintamos mais seguros. 

e se começarmos a cuidar de nós num ambiente familiar e de conforto, como a nossa casa ou num parque próximo? 

vamos começar com um dos movimentos mais importantes e básicos da natureza humana

 o agachamento 


desde bebés que começamos logo a agachar, sem que ninguém nos ensine. mas com o passar dos anos esquecemos de como devemos fazê-lo convenientemente e optamos por outros movimentos em situações tão simples como o levantar/sentar, ou apanhar algo do chão; movimentos que por vezes são mais propícios a lesões...

o agachamento trabalha desde a zona inferior do corpo (com maior incidência nos glúteos, quadríceps e isquiotibiais), até à zona superior (ao nível do core, trabalho abdominal e zona lombar).

passando à prática: começando da forma mais simples podemos utilizar a ombreira de uma porta lá em casa, um poste/árvore na rua, algo para servir de apoio. 

colocamo-nos de frente a esse apoiamos as nossas mãos, ao nivél do estômago. os pés devem estar alinhados à largura da bacia, o tronco direito e ombros descontraídos. para iniciarmos o movimento descendente, começamos por nos sentarmos 'no vazio', até os braços esticarem, o rabo deve ir para baixo, não para trás, os joelhos devem estar alinhados com os pés. pressão nos calcanhares, como que empurrando o chão, sem nunca os  levantar. olhar para baixo, mantendo a cabeça alinhada com o pescoço e tronco.

na fase ascendente, voltar a fazer pressão nos calcanhares, contraindo agora os glúteos, a cabeça volta a olhar em frente.

devemos acabar na posição inicial, como retratado nas imagens.

aconselho a começar por fazer com o apoio, quando esta fase estiver dominada passar então para o agachamento sem apoio.

a realização deste exercício está ao alcance de todos!

um desafio para vocês: ...pan pan pan... tentem fazer este movimento e fotografar/filmar, enviem para nós e se tiverem alguma dúvida postem comentário, seremos breves na resposta!

by Miguel Brito

 

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. Contacto: 966523425