stay healthy #2 by Miguel Brito

correr para emagrecer

correr para emagrecer?

será o cardio contínuo a melhor maneira de perder massa gorda? a ideia de que correr, andar de bicicleta, fazer elíptica durante longos períodos de tempo e a um ritmo moderado vai ajudar-nos a perder aquela gordurinha, tão fácil de adquirir quanto indesejada, pode não corresponder totalmente à verdade. acabamos com a sensação de 'devo ter perdido no mínimo 20kg!', cansados e a suar bastante mas, na realidade, não fomos ao encontro do nosso objectivo!
é verdade que este tipo de exercícios trazem benefícios: melhorar o mecanismo de transporte, captação e utilização do oxigénio; ajudar na estabilização da pressão arterial; aumentar a aptidão cardio-respiratória. no entanto, por ser agressivo para o corpo, não é aconselhado a pessoas sedentárias nem com excesso de peso.
o exercício físico é causador de stress para o nosso corpo (???...Siiiiim!). e a consequência disso é o aumento do Cortisol (hormona que atua reduzindo as inflamações e aumentando a pressão arterial, entre outras funções).

correr para emagrecer

ATÉ AÍ TUDO BEM! … exceto quando esse stress é constante e os níveis desta hormona permanecem altos. neste caso o Cortisol não se torna nada favorável pois provoca a acumulação de gordura, acelera o envelhecimento, e PIOR! provoca o consumo de tecido muscular...
ora, para contrariar este efeito (negativo) existem duas soluções: o Treino de Força e o Treino Intervalado de Cardio com Força. estes treinos permitem contrariar a ação do Cortisol, pois promovem a libertação de hormonas anabólicas (como a testosterona ou a hormona do crescimento) que, essas sim, possibilitam a síntese de tecido muscular. é por isso que estes dois tipos de exercícios são mais aconselhados para a perda de massa gorda (a tal gordurinha indesejada).

correr para emagrecer

a orientação e supervisão de um professor (chato ou não) durante os treinos é sempre importante, dentro ou fora do ginásio!
tenham sempre em conta que uma das melhores dicas para evitar o aumento da massa gorda no nosso corpo é uma alimentação saudável combinada com a prática frequente de exercício físico orientado.

“It's challenging, but you have to at least try to eat right and exercise.”
www.facebook.com/PTMiguelBrito

by Miguel Brito

 

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. www.facebook.com/PTMiguelBrito

image credits @ritamarques