treinar em casa - será que consigo? stayhealthy #4 by Miguel Brito

'Está na altura de começar a dar umas corridas na rua e fazer uns exercícios de abdominais/flexões em casa para estar em forma!' - Já todos pensamos isto, certo?

De um modo geral, este espírito dura qualquer coisa entre um dia e uma semana (sejamos sinceros). Depois, o sofá e a cama parecem-nos dotados de uma força estranha e o tempo lá fora não ajuda; está de chuva… está frio… está muito calor… está vento; começam a surgir imprevistos uns atrás dos outros e... sempre muito trabalho; no fundo, nós nem temos culpa, é um complô contra nós…ou será que não?! ;)

Treinar em casa tem aspetos positivos muito aliciantes como: não termos de sair de casa (o nosso conforto), evitar grandes confusões e não ser necessário pagar uma mensalidade.

Pode parecer fácil e bom, mas é preciso uma força de vontade e motivação gigantescas para termos sucesso no treino em casa! Para os que conseguem, estão de parabéns! Para os restantes - eu compreendo -  o melhor é aconselharem-se com um profissional que vos ajude a definir um plano de treino.

Acreditem, não há nada melhor do que alcançarmos os nossos objetivos e vermos melhorias em nós próprios… Não, nem mesmo o doce preferido!

Para vos motivar vou falar-vos de um exercício que já todos fizeram e devem continuar a fazer: as extensões de braços (ou flexões). Trabalham principalmente a zona superior do corpo (predomínio do peitoral, tricípites e core), mas o trem inferior também (com a contração dos glúteos).

wellness

Como fazer? Deitados no chão, mãos alinhadas com o peitoral e ligeiramente mais abertas que os ombros, olhar para baixo, mantendo o corpo alinhado. Pontas dos pés no chão e começar com os braços esticados (quem sentir dor/pressão forte nas articulações, não deverá esticar completamente). Depois vamos fletir os cotovelos para o lado, até atingirmos o máximo de amplitude que conseguimos (para baixo) e voltamos à posição inicial. Para facilitar podemos elevar o local onde apoiamos as mãos, por exemplo num banco, ou numa mesa.

vamos a isto?!

 

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. www.facebook.com/PTMiguelBrito

credits @ritamarques