stayhealthy #12 by Miguel Brito

E a nossa saúde?
'A nossa percepção do que é normal alterou-se. Ter excesso de peso é agora mais comum que inabitual', diretora regional para a Europa da OMS, Zsuzsanna Jakab. 

Nos dias de hoje, não é difícil obtermos informação sobre exercício físico ou alimentação, informação essa que pode ajudar-nos a ter um estilo de vida mais saudável, embora se deva ter sempre cuidado com o que se lê na internet...

No entanto, e isto é que é preocupante, estudos recentes apontam Portugal como um dos países europeus com maior taxa de excesso de peso em adultos e crianças.

As causas são mais que conhecidas: má alimentação e falta de atividade física são os principais fatores. 

São poucos os que dão importância à sua saúde, ou que pelo menos cuidam dela devidamente, antes que surjam 'fatores' que os obriguem realmente a isso.

Mas... custará assim tanto evitar os abusos de uma vida sedentária? Fazer exercício físico duas a três vezes por semana e ter um pouco mais de cuidado com a alimentação? 

Deixo-vos hoje mais um plano de treino para fazerem em casa ou na rua e mexerem-se um bocadinho...

Plano do Treino :
-Número de circuitos: 3x a 5x
-Tempo de execução – 15 repetições
-Tempo de descanso - 60 segundos (respeitem sempre o vosso corpo)

Exercício 1 - Remada unilateral: Utilizando uma ombreira/parede em casa, ou até por exemplo um poste de luz na rua, colocamo-nos de frente a este e agarramo-lo com uma das mãos, mais ou menos ao nível do estômago. Os pés devem ir mais para a frente (em direção ao poste) para dificultar e mais para trás para facilitar. Iniciamos com o braço em extensão e realizamos a flexão do cotovelo, puxando-nos para junto da superfície de apoio; depois voltamos à posição inicial controlando sempre o movimento. No final das repetições, trocamos de braço.

(imagem acima)

Exercício 2 - Abdominal Invertido: Deitados de barriga para cima, mãos ao lado do tronco e cabeça apoiada no chão. Colocar as pernas a 90º e depois realizar a flexão das coxas, levando os joelhos em direção ao peito, contraindo toda a zona do reto abdominal, principalmente a porção inferior. 

Exercício 3 - Ponte de Ombros: Neste exercício deitamo-nos fletindo as pernas, os pés devem estar alinhados com a bacia e os braços ao longo do tronco, com cabeça apoiada. Fazemos tensão no abdominal e nos glúteos, projetando a bacia para cima (pés, ombros e braços devem manter-se em contacto com o solo). Mantemos tensão nesta posição durante 3 segundos e voltamos calmamente à posição inicial.

bons treinos!!

 

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. www.facebook.com/PTMiguelBrito
credits @Bruno Gonçalves