a partir de quando ou até quando posso treinar? | stayhealthy #36 by Miguel Brito

Não há limite de idade para treinar! Todos nós devemos ser ativos, móveis e funcionais de forma a combater o sedentarismo! Mas então, qual a melhor forma de o fazer? Há muitas, mas ficar parado não é uma delas.

Treinar é, sem dúvida, a melhor alternativa! Dos 8 aos 80 anos, sendo que a idade e as caraterísticas de cada um determinam o tipo de treino - é preciso adaptar.  

Por exemplo, em crianças/jovens é extremamente importante o maior número de aprendizagens possíveis a nível motor, daí a extrema importância da Educação Física nas escolas. A prática de diversos desportos - exercícios com o próprio corpo - vão ser muito importantes não só no mapeamento motor ao nível do cérebro como também em termos de ativação e perceção muscular. Assim sendo, entrar no ginásio e carregar pesos não é a melhor opção para os mais novos, há um sem fim de possibilidades antes disto.

É claro que vamos envelhecendo e com isto vamos perdendo algumas das nossas capacidades, mas acreditem que, em praticamente todos os casos, há algo que se pode fazer, pode ser mais devagar e controlado, mas pode ser feito. O grande erro é não fazermos nada, porque tudo o que não é "utilizado" vai sendo desativado e isto sim faz com que o nosso corpo comece a perder mobilidade e a funcionalidade que é tão importante para a nossa autonomia.

Não há idades para treinar! Há sim tipos de treino diferentes consoante a idade e a condição física, por isso o meu conselho é:

mexam-se, corram, saltem… exercitem-se! 

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. www.facebook.com/PTMiguelBrito. credits @joanarodrigues