a regra dos 90º | stayhealthy #39 by Miguel Brito

"Não passes os 90º!!" 

será que é bem assim?

"Não passes o ângulo de 90 graus" ou "não deixes os joelhos passarem a ponta dos pés" - passaste? pronto, já arruinaste os teus joelhos!!!

Será que é mesmo assim? Será que na prática de exercício físico é preciso andar com regra e esquadro a medir as amplitudes? A verdade é que pode não ser assim tão linear.

Não é uma regra e não é algo que se aplique a todas as pessoas. Aliás, na verdade pode não se aplicar à maioria dos praticantes.

A regra dos 90º trata-se de uma dica para de alguma maneira salvaguardar a condição física e diminuir o risco de lesão enquanto se realiza um exercício. Uma das grandes razões é devido às cargas mais elevadas. Mas cada corpo é um corpo diferente, como tal a execução correta dos exercícios varia de pessoa para pessoa. Em termos anatómicos e musculares, o corpo humano está preparado (à partida) para executar movimentos com grandes amplitudes articulares sem comprometer a nossa saúde nos mais variados exercícios, seja nos agachamentos, nos lunges, nos supinos, press de ombros, ou em qualquer outro. E, sejamos sinceros, se o meu corpo ao fazer um agachamento me permite amplitudes maiores ("ir até abaixo") sem comprometer o meu bem-estar (muscular, articular e ósseo), por que é que eu hei de ir só até meio caminho? Porque hei de utilizar só 50% daquilo que o meu corpo permite, condicionando o movimento?

Isto aplica-se a TODOS os exercícios. Claro que algum acompanhamento e supervisionamento é importantíssimo, tornando mais fácil perceber o que é ou não correto para cada um de nós.

É muito importante em cada exercício termos em atenção o stress que causamos ao nosso corpo, como tal por vezes é só uma questão de ajustarmos as cargas utilizadas e tentarmos aproveitar a total capacidade de movimento do mesmo! As cargas devem ser ajustadas conforme sentimos mais ou menos dificuldade ao realizar o exercício corretamente… aumentar enquanto nos é permitido manter a postura é o segredo! 

Bons treinos! ;)

INFO: Miguel Duarte de Brito, Personal Trainer / Técnico de Exercício Físico nos ginásios TagusPark Health Club e CentralFitness Cascais, Licenciado em Educação Física e Desporto Escolar. www.facebook.com/PTMiguelBrito. credits @brunogonçalves