a minha wellness routine

algumas pessoas perguntam-me como é que consigo. comer bem, sair do trabalho e ter tempo (e cabeça) para treinar, manter-me fit, quantas vezes, o que é que comes, como é que te cuidas, qual o segredo.

primeira resposta: o segredo não existe. ou pelo menos eu não o conheço. ajuda sentir-me bem diariamente (tanto no trabalho como em casa) e nada para mim ser verdadeiramente um esforço. é um bonus gostar realmente de desporto e sempre o ter praticado desde nova - habituei-me cedo aos 'sacrifícios' e já não vivo sem eles. pelo contrário, fico chata e irritante e muito mais difícil de aturar se me tirarem pelo menos os meus três dias por semana dedicados exclusivamente a mim e à minha cabeça através do desafio físico.

preparei um conjunto de respostas mais ou menos explicativas e motivacionais que, espero, possam inspirar-vos a continuar ou a iniciar uma vida mais ativa - são só vantagens, vão ver :)

1. A minha definição de wellness e health goals:

corpo são, menta sã. uma máxima conhecida há muito mas que funciona mesmo. para me sentir bem comigo todos os dias, preciso saber que consigo superar-me desafiando para isso os limites do meu corpo. se há luta, é comigo, com mais ninguém. o meu objetivo é sentir-me bem no meu corpo e ter um corpo forte e saudável. se isso significa mais fit, melhor! 

2. Hidratação, hidratação, hidratação... e suplementos?

água sempre. recentemente aconselharam-me a tomar alguns aminoácidos porque paralelamente ao crossfit e à corrida e à bicicleta também faço musculação (é essencial) e tenho notado uma recuperação lenta pós treinos (2/3 dias, o que pode ser reduzido com a toma de alguns agentes naturais). sou totalmente contra os atletas esteróides! (ficam a saber)

3. Se tenho um lifestyle muito disciplinado?  

depende da perspetiva. preciso imenso dormir e por isso procuro sempre dormir entre 7 a 8 horas / dia. gosto de me levantar cedo e sempre que possível treinar pela manhã, pelo que evito deitar-me tarde (mesmo ao fim de semana). se saio? claro. se faço noitadas? raramente. mas isso é uma opção minha que também tem a ver com o meu estilo de vida e a minha personalidade. como muito peixe, muitos vegetais (adoro salteá-los com alho e azeite e tenho um sem número de receitas para isto), bebo muita água, quase só como carnes brancas, só grelhados e cozidos, mas acontece perder-me por um ou outro frito durante a semana, sou louca por sushi, adoro risottos, perco-me com chocolate, mas tem tudo a ver com o equilíbrio. na generalidade, como bem e tenho especial atenção nas minhas escolhas diárias. pode parecer que não, mas cada treino conta, assim como cada opção alimentar faz mesmo a diferença. 

4. Um ponto fraco?

a nutella. 

5. Snack favorito?

frutos secos e bolachas (integrais!). 

6. O que é que como logo pela manhã? 

uma peça de fruta (laranja ou kiwi) e depois gosto de tomar um bom pequeno almoço com iogurte, cereais e café! não vivo sem café.

7. Como é que peço o meu café?

sempre pingado! (mania de quem viveu fora e se habitou aos macchiatos)

8. Wellness produtos sem os quais não consigo viver?

cremes. todo o tipo de cremes: rosto, corpo, pés. tenho imensos e procuro os melhores; se há coisa em que gasto realmente dinheiro é em cremes, muito mais do que maquilhagem (quase não me maquilho). lembro-me perfeitamente que quando conheci o 'mais importante amor da minha vida' que ele me dizia muitas vezes que adorava o tacto e o cheiro da minha pele, por ter aquele toque suave dos cremes (deve ser verdade portanto!). 

7. Um restaurante healthy que recomendo?

a minha casa! (ou alguns em alcochete onde como o melhor peixe grelhado acompanhado pelos melhores legumes biológicos)

8. Sobre a minha routina de beleza? já escrevi no blog, vão ler!