como conseguir umas fotos de férias fantásticas? 5 dicas by Zaask

best city in the world! em modo #takeover para a conta de Instagram da Lisbonlovers (ontem)

best city in the world! em modo #takeover para a conta de Instagram da Lisbonlovers (ontem)

hoje em dia é muito mais fácil tirar uma boa fotografia do que há uns anos atrás. basta pensar que um bom telemóvel faz verdadeiras maravilhas e que podemos ver o resultado de imediato e repetir, caso não esteja conforme o que pretendíamos. de qualquer forma, e sem pretensão nenhuma de vos querermos transformar em fotógrafos profissionais, recolhemos 5 dicas para que possam 'gabar-se' e repetir vezes sem conta 'uau que fotos de férias fantásticas!' de cada vez que recorrerem ao baú das recordações :)))

1. conheçam a vossa máquina e levem cartões de memória

Conhecer e entender como funcionam aqueles que vão ser os vossos olhos para captar as melhores imagens das férias é essencial. E isso tanto se aplica às máquinas analógicas, digitais ou aos telemóveis. Se não conhecerem os recursos que têm nas vossas mãos será mais difícil aproveitarem as suas funcionalidades. Leiam o manual de instruções ou pesquisem na Internet mais informações sobre o aparelho.

Levem também cartões de memória para poderem tirar as fotografias que bem vos apetecer sem ter medo de não haver espaço de armazenamento suficiente. Para conseguirem fotografias fantásticas o ideal será mesmo fotografar o mais possível e deixar para o regresso a eliminação das fotos menos boas.

fotoferias

2. optem pelo modo manual e evitem os clichés

Depois de conhecerem os recursos da máquina, esqueçam o modo automático e aventurem-se a testar todas as possibilidades com diferentes configurações. Só assim vão ter a oportunidade de captarem imagens diferentes e de qualidade. Fujam também dos clichés e em vez de, por exemplo, simplesmente colocar uma pessoa em frente a alguma coisa pensem como verdadeiros artistas e tentem apresentar o conteúdo de uma forma única que represente o vosso estilo, com poses inteligentes e ângulos e composições originais. Não tenham medo de arriscar. Deitem-se no chão, debrucem-se para fora da janela (com cuidado!), subam a um banco, etc. O resultado será de certeza melhor do que o enquadramento óbvio. O pior que pode acontecer? Apagarem a foto e repetir!

3. atenção à luz e ao ruído visual

Na fotografia a luz é tudo. Não quer dizer que tenham de andar com tripés e luzes atrás, mas é importante ter atenção à luz disponível e saber posicionar-se corretamente, quer seja luz natural ou artificial. Testem todos os ângulos de posicionamento para encontrarem a melhor posição. Entretanto, quando estiverem a tirar a fotografia verifiquem se não há ninguém atrás ou um carro a passar, etc. Esperem, ajustem o zoom ou mudem de ângulo para garantir que a composição está 'limpa'.

fotoferias

4. utilizem a vossa sensibilidade para captar o melhor do momento

Há locais, pessoas ou momentos que nos marcam particularmente e que nos transmitem emoções que só nós conseguimos perceber. Utilizem os vossos sentimentos para posicionarem a câmara de acordo com o que esperam do mesmo. O que querem retratar Que sentimentos querem provocar a quem vê a foto?

Um bom exemplo: não esqueçam os rostos. Por vezes é melhor captar a reação de um amigo ou familiar em relação a algo que está a acontecer do que propriamente fotografar o evento em si. As fotos de paisagens, de casas, de coisas e de acontecimentos podem ser lindíssimas, mas são as fotos que registam as emoções vão fazer-vos rir e chorar durante muitos anos!

5. editem as vossas imagens

Quando regressarem a casa podem sempre dedicar-se a um trabalho de “pós-produção” e editarem as vossas imagens para torná-las ainda mais fantásticas. E não pensem que estão a 'aldrabar' mas sim que estão a realçar a realidade, pois a edição pode corrigir cores, recortar ruído visual, dar mais destaque a um determinado objeto, etc. Hoje em dia não é preciso ser-se nenhum especialista, pois existem inúmeras aplicações que o permitem fazer com facilidade.

boas férias!!! :)

Instagram @ineslisboncover