prometi-vos um post sobre produtos de beleza.

e posso garantir-vos que este é dos mais completos em novidades bombásticas que por aí andam - algumas já antigas mas com conteúdos renovados; outras recentes que prometem milagres.

vamos por partes.

desde que me mudei para o dubai - e que estou sujeita a horários de trabalho incertos, horas que lutam contra o meu relógio biológico e o maldito jet lag - que venho sentindo alterações na minha pele (rosto).

na verdade, acho que começou antes e que a grande malvada é mesmo a idade. e, ainda assim, de todas as pessoas que me maquilham ou ‘trabalham’ com a minha pele quando necessário, oiço elogios.

no tom (sempre), na limpeza (uniformidade) e no brilho.

e isto, amigos, é mesmo fruto de disciplina e alguns cuidados, sobretudo agora, que vivo no meio do deserto. e que as noites mal dormidas substituíram outros stresses. 

há o calor - passei de viver numa cidade com um clima de três, máximo quatro, meses de verão, para viver SEMPRE SÓ no verão; há o sol e há a poluição (é muita), há o ar acondicionado (artificial) em que vivo todos os dias (ou pelo menos durante quinze dias num mês); há a maquilhagem todos os dias (não uso base porque tenho, ainda e espero que por muito tempo, uma pele totalmente uniforme), há as noites mal dormidas.

não há falta de desporto nem suor - a melhor máscara de limpeza profunda alguma vez vista, podem crer! -, nem há má alimentação. isto também conta, claro.

mas há tudo o resto - que é muito - para causar estragos.

a grande mudança que noto na pele é ao nível dos poros. estão mais abertos e visíveis. nada de horrendo. nada de alarmante. mas são sinais de idade vs. agressões que devo (devemos) combater.

acho que se deve essencialmente ao excesso de calor a que estou sujeita e à maquilhagem todo-o-santo-dia.

porque acredito que este não seja um problema só meu, resolvi escrever-vos umas linhas e deixar-vos uns conselhos para combater estes males, chatos e desagradáveis.

à parte das boas práticas de alimentação e desporto, de duas limpezas profundas ao ano (pelo menos) e de máscaras de argila (com aloe vera é muito bom) de quinze em quinze dias ou, no caso de se maquilharem muito, uma vez por semana, ficam alguns produtos ‘bomba’:

CAUDALIE Vinexpert. com resvaratrol, molécula antienvelhecimento que espalhou a esperança contra a degeneração celular, agora dez vezes mais eficaz. promete 96% de pele reafirmada. para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.

VICHY Idéalia Life Serum. define-se como o 1º sérum à prova de um ritmo de vida intenso (stress, tabaco, poluição, exposição aos UV, má alimentação). promete tom homogéneo, tez fresca e luminosa, poros diminuídos.

ESTÉE LAUDER Advanced Night Repair. o que uso de momento. promete a renovação e a purificação celular noturna, especialmente para quem sofre, como eu, do karma ‘noites mal dormidas’. reduz a aparência das linhas e rugas e garante pele suave, hidratada e translúcida, com um tom uniforme. - devo dizer que todos os dias acordo com a pele visivelmente mais suave e luminosa desde que recorro a este sérum. verdade seja dita!

falei nele também aqui, há uns tempos: 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=597090437000700&set=pb.484249871618091.-2207520000.1382812189.&type=3&theater

LANCÔME Visionnaire. este produto promete ser melhor do que qualquer procedimento estético - ou, pelo menos, apresentar melhores resultados, imagine-se! diminuição dos poros, tom de pele igualado, mais elasticidade e redução de rugas são as garantias. a novidade: serve o rosto e TAMBÉM a área dos olhos.

Quem dá bons conselhos, quem é?

ps - depois disto não esquecem: hidratante e creme contorno de olhos. dia e noite. always.