recentemente li um artigo que falava de agricultura. e do mito da agricultura autosuficiente em Portugal. um mito, escrevia-se. basicamente a ideia era que, por muito que possamos produzir, jamais seremos capazes de viver somente das nossas produções agrícolas, ou das nossas pescas. a justificação prende-se com os mercados concorrentes e o crescente ‘fascínio’ pela aquacultura - apesar de estarmos rodeados pelo oceano, sim.

diziam os mesmos investigadores, estudiosos, pessoas informadas desse mercado, que a água geograficamente oferecida a Portugal pela mãe natureza servirá mais ao turismo e a investimentos nesse âmbito (desportos naúticos, por exemplo), do que propriamente à gastronomia. suas origens e derivações.

pensemos positivo, mesmo que não compreendamos, como eu não compreendi, exatamente o porquê destas conclusões: o mar continua a ser um recurso; reinventemo-lo.

por ler sobre autosuficiência, mercados, gastronomia, turismo, portugal. lembrei-me da crescente criatividade com que vimos sendo surpreendidos por tantos portugueses. conhecidos ou não.

a capital (Lisboa) está cada vez mais bonita e cada vez mais recetiva a quem vem de longe. 

Lisboa tem cara nova sob genes antigos. e isso só pode ser bom.

nesse sentido, vale a pena falar de um up-grade recente, a acompanhar a tendência moderna de outros espaços culturais pelo mundo fora: o Café Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, com assinatura José Avillez.  

aberto todos os dias, das 12h à 1h. aqui pode parar-se para almoço, lanche, jantar, petisco ou simplesmente beber um copo.

do cardápio, ficam-me na memória o ‘bacalhau à brás com azeitonas explosivas’, ou o ‘pastel lisboa com arroz de grelos’, bem como o ‘arroz de pato com cove lombarda’. não esqueço também a ‘mousse de chocolate' nem o 'toucinho-do-céu de lisboa com sorvete de framboesa' para sobremesa… ai!

é paragem certa da próxima vez que for a esse meu Portugal, pequenino e saboroso, do qual não me canso de conhecer sempre mais.

ps 1 - imagens Café Lisboa crédito Paulo Barata Guerrilha

ps 2 - a última fotografia é a nova capa da página de facebook deste blog aqui.

vão passando! :)